Mi Ojo Viejo

Mentiras lindas em palavras lindas, preparadas no calor da hora, temperadas com idéias rápidas para se saborear sem pressa...

11.1.09



O RANCA-DEDO!!!


Essa semana os jornais noticiavam o caso de um professor carioca que em atrito com uma aluna de 10 anos, da rede pública, que resolveu sair da sala sem sua autorização fechou a porta e decepou metade de uma das falanges de um dedo da menina. O ano de2009 nem iniciou o período letivo e já começa com o surgimento do professor “ranca-dedo”...

No último ano, só puxando pela memória, sem dar um Google ou consultar qualquer publicação, me recordo de alguns casos em que professores foram agentes de violência contra alunos.

No interior de São Paulo, professora já tarimbada, naquela idade em que a desilusão, a revolta e a tristeza se misturam com a didática, o conteúdo e a lista de chamadas, desrespeitada seguidas vezes em sala de aula por uma aluna, quando sai da escola e jvê aluna em uma calçada, joga carro sobre a adolescente, em uma versão didático-neurótica do GTA (jogo de vídeo game em que o jogador pilota um carro e ganha pontos por atropelamentos e mortes provocadas por ele!).

Em São José dos Campos, cidade onde está localizado o ITA, professor troca insultos com aluno de 11 anos e o agride com um soco no nariz.

Bem, e a revanche? Pelas leis da física uma ação produz uma reação...

Segundo dados oficiais, um professor é agredido por dia em alguma escola pública no país.

APEOESP aponta que 25% das agressões (como ameaças, tapas e xingamentos) contra professores são cometidos pelos pais dos alunos.

No Distrito Federal professor é agredido por ex-aluno, que um ano antes, com 20 anos de idade, havia sido expulso da escola (onde cursava o ensino fundamental!).

Alunos colam professora com Superbonder na carteira.

Familiares de aluno invadem escola e agridem professor e funcionários.

Professor é morto por traficantes na saída da escola.

Alunos começam briga entre grupos rivais e destroem escola.

FUVEST tem enorme queda na procura por cursos que formam professores...

MEC quer formar milhares de professores e estimula cursos à distância.

Escolha qual a lição moral dessas histórias:

a) cuidado, escola!

b) quem sabe, apanha, quem não sabe, bate (ou quem sabe, bate, quem não sabe, apanha).

c) água mole, em pedra dura, tanto bate, que a pedra confessa.

d) escola igual à casa, aula de pau.

e) mais vale sair na mão do que dar educação.